Conheça 5 maneiras de aproveitar a luz solar dentro de casa

dllhost_2016-08-23_18-15-34

Sabe aquele solzinho que bate na sua sala de estar em determinado momento do dia? Então, esta não precisa ser a única hora em a luz solar é aproveitada dentro do seu apartamento ou casa. Afinal de contas, nada melhor do que encontrar cômodos quentinhos e aconchegantes no final do dia.

Pensando nisso e também na economia de energia, listamos cinco dicas para você aproveitar melhor a luz do sol. Aproveite!

1. Deixe entrar

Esta talvez seja a dica mais básica, mas é preciso lembrar de sempre abrir espaço para a luz solar entrar na sua residência. Por exemplo: ao sair de casa, feche todas as janelas, mas deixe as cortinas abertas, permitindo que a luz solar aqueça o ambiente.

2. Cobertura translúcida

Ainda pensando na maneira como a luz entra na sua casa, se for possível, invista em coberturas translúcidas, como telhas transparentes. Assim, você aproveita o sol por um número maior de horas (afinal, é como se você abrisse o seu teto) e ainda deixa o cômodo em questão bem mais claro e arejado.

3. As suas paredes

No seu apartamento, determinadas paredes devem tomar mais sol durante o dia. Aproveite para pintá-las de cores escuras, pois esses pigmentos absorvem mais calor e deixam a temperatura da casa mais confortável — principalmente em dias frios.

4. Ambientes amplos

Se for possível, como em casos de construção ou reforma, opte por ambientes amplos. Isso permite uma iluminação direta, diminuindo a necessidade de lâmpadas e fazendo com que o espaço se aqueça de uma vez só. Caso você precise de divisões, tente fazê-las com paredes ou blocos de vidro — isso também permite que a luz passe e aqueça os cômodos.

5. Isolamento

O isolamento faz com que o calor gerado pela luz solar não saia da sua casa no fim do dia. Para isso, quando começar a escurecer, cubra as suas janelas com blackouts e feche as portas de todos os cômodos em que isso seja possível.

Fontes: Portal Casa e Cia e Reformolar

Coberturas: a segurança do apartamento com o conforto da casa
Aprenda a ter uma horta dentro do seu apartamento
Esta entrada foi publicada em Atualidades do Mercado Imobiliário. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.