Como criar boas paletas de cores?

Imagem de uma sala com paleta de cores com azul e amarelo

A decoração de um ambiente tem a capacidade de causar impressões positivas ou negativas, assim que você pisa e põe os olhos nele, não é mesmo? Boa parte desse poder vem das cores. Elas têm muita influência na composição da personalidade de uma casa e de seus moradores e podem influenciar até mesmo o humor das pessoas. Por isso, é importante acertar na paleta de cores do ambiente, buscando algum equilíbrio, afinal, você não vai querer sua casa aparentando monotonia por falta de cores, ou confusão por excesso delas.

Confira, abaixo, algumas dicas para acertar e deixar a aparência da sua casa do seu jeito.

A paleta de cores deve refletir a sua personalidade

Imagem de um quarto com paleta de cores com azul e rosa

Fonte: Idea Wallpapers

O primeiro passo é refletir sobre as cores que mais gosta e seus efeitos, pois você estará na sua casa diariamente. Assim, é possível criar uma atmosfera específica para cada ambiente, de acordo com seu gosto pessoal.

Liste, por ordem de preferência, os tons que mais gosta, buscando uma variação entre matizes. Cores quentes e intensas, por exemplo, deixam um clima estimulante e alegre, enquanto tons neutros e frios criam uma atmosfera intimista e relaxante. Com esses dados, fica mais fácil fazer decisões em relação as cores que combinam melhor em cada cômodo.

Dica bônus: não esqueça de que o momento ideal para pensar nas cores é na conceituação do projeto e não no final.

Leve em consideração as cores do ambiente

Não esqueça que, por mais neutros que sejam os pisos, acabamentos e móveis, eles possuem cor. Observe os tons e subtons para decidir se optará por uma decoração mais clássica e monocromática, ou se vai apostar em contrastes.

Está com dúvidas? Aposte no equilíbrio

Imagem de uma sala com paleta de cores com azul e amarelo

Fonte: FabMood

A decoração como um todo deve seguir seus gostos pessoais, mas existem métodos que ajudam a equilibrar a paleta de cores. Uma boa dica é manter uma proporção de 60/30/10, ou seja, 60% utilizando a cor dominante, 30% o tom secundário e 10% para os detalhes.

Alguns especialistas indicam também a utilização de cores próximas nos ambientes privativos e apostar na ousadia nos cômodos comuns.

Busque fontes de inspiração

Chegou o momento de montar seu painel de inspiração. Um bom ponto de partida pode ser seu guarda roupa. As cores que gosta de vestir podem ser repetidas nos móveis e nas paredes da casa. Mas nenhum lugar vai ser tão cheio de opções quanto a internet.

O Pinterest, rede social de compartilhamento de imagens, é um paraíso para quem busca inspiração. Ele oferece a possibilidade de reunir as imagens que lhe agradam em álbuns, criando um verdadeiro painel para elaboração da paleta de cores.

Tecnologia: uma aliada

Imagem de uma sala com paleta de cores com azul e branco

Existem outros sites e apps que podem contribuir com essa escolha das cores. É o caso do site Colour Lovers,  onde você pode montar sua paleta de cores partindo de um tom de sua preferência e escolhendo entre as sugestões. Tem ainda o App ColorSnap, que sugere combinações de cores a partir de uma foto que você mostra.

Há muitos outros, como o site Movies in Color, que sugere combinação a partir da estética de filmes e seriados.

 E na sua casa, qual é a paleta de cores?

 

Curitiba para morar: Ecoville
5 coisas para fazer em Curitiba no inverno
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.