Como resolver problemas de infiltrações em casa?

infiltrações em casa

Créditos: Juros Baixos

Ter infiltrações em casa é um dos problemas mais comuns em imóveis antigos. Elas podem surgir, principalmente, quando as paredes ficam com rachaduras e não conseguem bloquear o acesso da água. Também podem ocorrer devido a outros problemas estruturais, como encanamento e telhas quebradas.

Além de causar problemas de bolor, as paredes com umidade podem levar à deterioração da sua estrutura e dos próprios móveis dispostos próximos a elas.

Para contornar esses transtornos e evitar que o imóvel seja desvalorizado, é fundamental solucionar os problemas de infiltração assim que eles surgirem e, dentro do possível, realizar algumas ações preventivas. E é sobre isso que falaremos nesse post, confira!

 

Identifique a origem das infiltrações em casa

O primeiro passo para solucionar problemas de infiltração é identificar a sua origem. Um dos maiores erros é imaginar que as causas se restringem às paredes com rachaduras.

Na verdade, o problema pode advir de outros partes da residência, como:

  • Calhas danificadas;
  • Drenagem do pátio ineficiente;
  • Água subterrânea;
  • Canos quebrados no andar superior;
  • Rodapé da parede externa mal feito;
  • Telhas quebradas.

Assim, é preciso fazer uma avaliação geral do imóvel para que o reparo seja realizado adequadamente e, assim, as infiltrações na casa não se tornem reincidentes.

 

Fique atento aos indícios de que há infiltração

Outra etapa muito importante para solucionar problemas de infiltrações é estar atento aos seus primeiros indícios. O quanto mais cedo ele for diagnosticado, menores serão as necessidades de reparos.

Procure uma ajuda profissional caso alguns desses sinais comecem a aparecer:

  1. A tinta da parede começa a descascar e a formar bolhas;
  2. O reboco está se soltando;
  3. Presença de mofo e fungos nas paredes e fiações;
  4. A casa está sempre úmida;
  5. Suas roupas estão embolorando e ficando com cheiro de umidade;
  6. Seus móveis estão embolorando.

 

infiltrações em casa

Créditos: Só Reparos

Como solucionar os problemas de infiltração em casa?

As soluções dependem da origem do problema. Veja os casos:

  1. Quando o motivo das infiltrações na casa está vinculado à presença de paredes com rachaduras, é fundamental realizar a sua impermeabilização. Para isso, é preciso remover a pintura e raspar o reboco tanto internamente quanto do lado de fora. Depois, deve-se passar o produto impermeabilizante e refazer o reboco com massa de cimento resistente.

 

  1. Caso o problema seja no sistema de drenagem ou nas calhas, é importante avaliar a situação com um especialista e realizar a sua troca. Normalmente, essas situações são consideradas mais tranquilas de serem solucionadas já que não envolvem problemas estruturais.

 

  1. Quando as infiltrações vêm do encanamento, a análise deverá ser mais minuciosa. No caso, o profissional possivelmente terá que abrir a parede ou o teto, achar todos os pontos em que os canos estão danificados e realizar a sua troca ou manutenção.

 

  1. Por sua vez, se a umidade está ocorrendo devido a telhas quebradas, basta retirar as telhas e o reboco danificado, repintar e, por fim, acrescentar as telhas novas.

É importante destacar que é preciso dar a devida atenção aos primeiros sinais de infiltrações em casa e, assim que encontra-los, procurar ajuda profissional. Evite realizar manutenções caso você não tenha experiência nessa função, pois o problema pode piorar.

Esse conteúdo foi relevante para você? Continue navendo em nosso blog para obter mais dicas de decoração!

 

Móveis planejados e seus benefícios
Curitiba para morar: Bairro Centro
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.