Decoração minimalista na cozinha: como fazer?

Imagem de cozinha minimalista

Você já ouviu falar do termo “menos é mais”? Pois esse é o conceito central da decoração minimalista, que pode ser adotada na cozinha ou em todos os ambientes da casa.

O estilo minimalista consiste em utilizar somente o essencial, focando na funcionalidade de cada objeto. Para ele, sobriedade é fator-chave, assim como manter os ambientes mais práticos e funcionais.

Por exemplo, para utilizar uma decoração minimalista na cozinha, é preciso maneirar um pouco nos objetos que sejam meramente decorativos. Também é preciso deixar de lado a preguiça e manter o balcão sempre limpo e vazio. Tudo deve ter uma função e razão para estar ali.

Quais as vantagens de optar pela decoração minimalista na cozinha?

Uma cozinha minimalista é mais organizada e muito mais fácil de limpar. Afinal, não há excesso de objetos que precisam ser movimentados e, aqueles que são necessários, estão devidamente estocados em armários.

Por ser mais clean, o ambiente tende a ser aconchegante e acolhedor. Isso é essencial em ambientes menores, que precisam ser otimizados para que não pareçam com menos espaço ainda.

Apesar de simplicidade ser fator-chave desse estilo, isso não significa que a cozinha não possa ser sofisticada. A ideia é escolher os itens certos, que sejam essenciais e tornem o ambiente realmente funcional.

Abaixo, você verá algumas dicas e detalhes que devem ser levados em consideração na hora de adotar a decoração minimalista na cozinha. Confira!

Como incorporar a decoração minimalista na cozinha

1 – Cores claras

Imagem de cozinha minimalista

As tonalidades claras devem fazer parte da decoração minimalista na cozinha porque ajudam a dar a sensação de amplitude aos ambientes, além de oferecerem um ar de sofisticação.  Branco, pérola e cinza claro são alguns exemplos desse tom.

Apesar de serem as mais recomendadas, não significa que os tons mais fortes e marcantes precisam ser excluídos. Eles podem ser utilizados pontualmente em móveis ou eletro portáteis, por exemplo, oferecendo modernidade e descontração.

2 – Iluminação natural

Imagem de cozinha minimalista

Para ser considerada minimalista, a cozinha precisa receber iluminação natural. Isso porque ambientes claros transmitem a sensação de limpeza e tranquilidade, criando um clima confortável e intimista.

Caso não seja possível acrescentar mais janelas, a dica é dispor alguns pontos de luz. Eles valorizam o design dos móveis, além de facilitarem na hora de cozinhar.

3 – Móveis feitos sob medida

Imagem de cozinha minimalista

Na hora de fazer uma decoração minimalista na cozinha é preciso ter em mente que é imprescindível haver organização. Portanto, acessórios, alimentos e demais utensílios não devem ficar expostos.

Por este motivo, o ideal é optar por móveis sob medida, pois eles aproveitam cada canto disponível no ambiente. Dentro dos armários, a dica é acrescentar divisórias, prateleiras, gavetas e porta-utensílios, pois isso ajuda no aproveitamento do espaço.

4 – Foque no essencial

Imagem de cozinha minimalistaPara ajudar na hora de saber o que é essencial ter na cozinha, basta fazer uma pergunta: eu realmente preciso e utilizo isso? Essa questão é muito útil no momento de adquirir eletroportáteis, conjunto de panelas e pratos.

Se você utiliza raramente uma batedeira, por exemplo, é melhor pedir emprestado quando precisar, ao invés de adquirir uma. 

Você não cozinha muito? Então escolha panelas mais simples e que possam ser utilizadas em diversas situações. A família é pequena? Evite comprar uma grande quantidade de pratos.

Mais do que um estilo de decoração, o minimalismo se tornou um estilo de vida, em que acumular objetos deixou de ser o melhor caminho e viver com o necessário se tornou prioridade.

Gostou desse artigo? Agora conte para nós: a sua cozinha segue a decoração minimalista?

Para ficar sempre por dentro das tendências em decoração, acompanhe o blog da Imobiliária Thá!

Como tirar boas fotos de imóveis para venda?
Tendências de cores em decoração em 2020
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.