Curitiba para Morar: Seminário

Imagem do bairro Seminário em Curitiba

Localizado na zona oeste de Curitiba, o Seminário é considerado um bairro calmo e seguro. Apesar de ser basicamente residencial, conta com ótimas opções de comércio e serviços em geral.  

Com pouco mais de 6.500 habitantes, distribuídos em cerca de 2 km² de território, o Seminário está cada vez mais valorizado. Isso porque, além de bem localizado, conta com avenidas importantes – que o ligam a diversas partes da cidade.

Quer conhecer um pouco mais sobre o bairro Seminário, incluindo sua origem e opções de lazer e de gastronomia? Continue a leitura!

História do bairro Seminário

A ocupação da região está diretamente ligada ao Caminho do Mato Grosso – que dava acesso aos Campos Gerais e ao norte do Paraná. Por volta do século 17, começaram a ser instalados comércios, chácaras e armazéns ao longo da estrada, a fim de atender colonos e viajantes que transitavam por ali.

Porém, o bairro somente começou a tomar forma em 1901, quando foi instalado na região o Seminário da Igreja Católica da Diocese do Paraná. Essa edificação, inclusive, permanece até hoje no mesmo local e atualmente é sede do Colégio Marista Paranaense.

Em 1947, finalmente, o Seminário foi oficializado como bairro e passou a atrair cada vez mais moradores em busca de tranquilidade e qualidade de vida.

Localização privilegiada

O bairro Seminário é ideal tanto para quem utiliza transporte público quanto particular. Isto porque dispõe de várias linhas de ônibus, além de oferecer fácil acesso ao Centro e outras regiões importantes da cidade.

Ele faz divisa com bairros considerados de alto padrão, como:

Apesar de abrigar avenidas movimentadas, a região possui ruas tranquilas e bem arborizadas. Logo, em meio ao desenvolvimento, ainda oferece sossego e contato com a natureza.

imagem da praça no bairro Seminário em Curitiba

Diversidades culturais e gastronômicas

O Seminário também é ideal para quem não abre mão de ter opções de lazer no seu próprio bairro. Ele conta, por exemplo, com as praças França e Pedro Gasparello, que oferecem playground e extensa área verde.

As opções gastronômicas igualmente são grandes atrativos da região. No bairro, é possível encontrar desde fast-food e churrascarias, até restaurantes mais requintados e de culinária estrangeira.

O Seminário é sede, ainda, da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Inaugurada em 1942, ela preserva até hoje os seus traços, atraindo turistas o ano todo.

Imagem da Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro Seminário em Curitiba

O bairro Seminário também oferece opções de comércio

Apesar de ser um bairro altamente residencial, ele também conta com diversas opções de comércio e serviços. Nele, é possível encontrar:

  • Mercearias;
  • Mercados;
  • Postos de combustível;
  • Hospitais, Centros Clínicos, Ambulatórios e Unidades de Saúde municipais;
  • Colégios;
  • Cursos de idioma;
  • Academias;
  • Farmácias.

Além disso, o que o Seminário não possui, os moradores podem encontrar facilmente nos bairros vizinhos – sem a necessidade de grande deslocamento.

—-

Agora que você conheceu mais sobre o bairro Seminário, é hora de escolher o seu apartamento dos sonhos.

A Imobiliária Thá conta com diversas opções para que você usufrua do melhor que essa região oferece. Clique aqui para conhecê-las! 

 

Bem-estar e conforto: filosofia dinamarquesa chega em Curitiba
Horta em condomínio: uma nova tendência sustentável
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.