Espaço gourmet: 5 dicas que você precisa saber

Imagem de espaço gourmet grande

O espaço gourmet é um dos ambientes mais requisitados nos novos projetos de reforma e construção de imóveis. Com um design diferenciado e equipamentos modernos, trata-se de uma área de convivência que oferece praticidade e conforto para receber amigos e familiares.

Esse espaço costuma estar próximo a áreas sociais, como sala, varanda e sacada. E pode ser criado tanto em apartamentos quanto casas! Geralmente, tem como objetivo ser uma espécie de extensão da residência. Oferecendo uma experiência e refeições muito mais agradáveis quando comparado a uma cozinha convencional.

5 dicas para criar um espaço gourmet

Mas, afinal, como criar um espaço gourmet? É o que você descobrirá nas nossas dicas a seguir. Boa leitura!

1. Escolha bem o local

Imagem de um espaço gourmet em apartamento

Para criar um espaço gourmet não é necessário ter uma área externa ampla. Porém, é importante que o local seja arejado e tenha metragem suficiente para dispor os equipamentos essenciais.

Em apartamentos, pode ser projetado em varandas, criando uma ligação direta principalmente com a sala. Já em casas, as opções são mais diversificadas e podem ser integradas a outras áreas de lazer, como piscina e jardim.

Neste último caso, o espaço pode ser disposto em terraços, próximo aos fundos da residência ou em uma área separada e específica para ele, como em uma edícula. De toda forma, o ideal é criar um ambiente aberto, ventilado e aconchegante.

2. Preste atenção na disposição dos móveis

Imagem de um espaço gourmet em uma casa

Os móveis do espaço gourmet devem ser escolhidos para tornar o ambiente mais aconchegante. O ideal é optar por mobílias multifuncionais e que sejam resistentes, principalmente se elas tiverem proximidade com a área externa e ficarem expostas ao sol e/ou à chuva.  

Na hora de dispor os móveis, divida o espaço nas seguintes categorias:

  1. Quente: onde ficarão o fogão, churrasqueira e forno;
  2. Gelado: composto por geladeira, freezer e adega;
  3. Molhado: que engloba a pia e torneiras.

Com essa classificação, é possível saber o que pode ficar perto do que. Por exemplo: o gelado deve ficar distante do quente, já que podem prejudicar o funcionamento um do outro.

3. Priorize a funcionalidade

Imagem de um espaço gourmet em apartamento

Além de acolhedor, o espaço gourmet deve ser projetado para ser funcional. A cozinha deve ser bem delimitada e contar com todos os recursos e utensílios para tornar o ato de cozinhar ainda mais prazeroso. Uma dica extra: nesse projeto, não é preciso contar com armários para armazenar alimentos, pois eles podem continuar sendo mantidos na cozinha convencional.

4. Aposte em revestimentos fáceis de limpar

Imagem de espaço gourmet em um apartamento

Na hora de escolher os revestimentos e demais acabamentos do espaço gourmet, é preciso ter em mente que o ambiente acumula mais poeira, gordura e sujeira como um todo. Assim, quanto mais fáceis eles forem de limpar, melhor será para manter o local sempre higienizado.

Nas bancadas, é possível utilizar azulejos ou cerâmicas. Enquanto no piso, a sugestão é optar por porcelanato ou lajotas, preferencialmente que sejam antiderrapantes. Revestir as paredes com tijolos à vista também pode ser uma alternativa, pois eles camuflam um pouco a sujeira e são fáceis de limpar.

5. Prefira uma decoração que combine com seu estilo

Imagem de um espaço gourmet decorado

Por fim, lembre-se de decorar o seu espaço gourmet seguindo o seu estilo. Se você gosta de decorações rústicas, aposte em tijolos e detalhes em madeira e dê um toque de modernidade nos eletrodomésticos.

Imagem de um espaço gourmet com azulejos coloridos

Quem prefere algo mais contemporâneo pode utilizar mobílias modernas e destacar o ambiente com pastilhas coloridas, por exemplo. O que importa é tornar esse ambiente acolhedor e repleto de personalidade!

Continue no blog da Imobiliária Thá e confira mais dicas de decoração para sua casa!

 

Curitiba para Morar: Santa Quitéria
Condomínio fechado: vale a pena?
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.