Sala de Estar: 5 dicas de decoração

Imagem de sala de estar

É importante dar uma atenção especial na decoração para sala de estar. Afinal, este é o local da casa em que as pessoas costumam relaxar, recarregar as energias e reunir familiares e amigos, além de normalmente ser o primeiro cômodo visto pelos seus convidados.

 Independentemente do tamanho da peça, conforto, personalidade e funcionalidade são fatores que não podem ser deixados de lado. E essa missão não é tão complicada quanto parece. Basta escolher os móveis certos, apostar nos acabamentos mais duráveis e, claro, lembrar do conceito “menos é mais”.

 Confira abaixo algumas dicas de decoração para sala de estar. Você pode colocar elas em prática na sua casa nova ou então quando quiser dar um visual novo a sua residência.

5 dicas de decoração para sala de estar 

1 – Escolha um sofá adequado

Imagem de sala de estar

Como a sala de estar é um ambiente de convivência, o sofá é considerado o seu principal móvel. Ele deve ser pensado conforme o tamanho do cômodo e o estilo dos moradores.

 Se a sala for pequena, o ideal é investir em um sofá de três lugares e dispor alguns pufes, que servem de apoio para as pernas ou como assento extra. Outra dica é apostar em modelos com assento retrátil.

 Ambientes espaçosos podem ganhar mais sofás, intercalando com poltronas. As mesinhas de centro e laterais são ótimos complementos para essa disposição.

2 – Prefira racks longilíneos

Imagem de sala de estar

A decoração para a sala de estar deve ganhar alguns itens em específico quando o ambiente também é utilizado como sala de TV. Entre eles, destaca-se o rack, que deve comportar todo o aparato tecnológico.

 O ideal é optar pelos modelos mais longilíneos, ou seja, que possuem o tampo de uma única altura. Além disso, ele deve ter no máximo 55 centímetros de altura, que é o tamanho considerado apropriado para que as pessoas não fiquem com pescoço desconfortável. 

3 – Cuide da iluminação

Imagem de sala de estar

A iluminação é outro ponto essencial na decoração para sala de estar. Ela deve transmitir conforto e, ao mesmo tempo, manter as pessoas “acordadas”.

 As lâmpadas dimerizáveis são diferenciadas porque permitem o controle da sua intensidade. Quando estiver assistindo um filme, por exemplo, é possível regular como penumbra e, ao receber visitas, deixá-las com intensidade máxima.

Luminárias e alguns pontos de LED embutidos no teto também são úteis, pois ajudam a ressaltar elementos. Caso a residência tenha cozinha americana, por exemplo, é possível dispor pendentes acima da mesa para facilitar a visualização dos alimentos.

 Não esqueça, ainda, de deixar a iluminação natural entrar para manter o ambiente sempre arejado!

4 – Faça uma parede estilizada

Imagem de sala de estar

Selecionar uma parede para fazer um revestimento diferenciado ajuda a tornar o ambiente ainda mais aconchegante e personalizado. Nela, é possível:

  • Deixar tijolos à vista;
  • Fazer uma textura;
  • Acrescentar madeira,
  • Adicionar papel de parede;
  • Pintar com uma cor diferente. 

5 – Evite acrescentar muitos objetos decorativos

Imagem de sala de estar

Essa é uma dica muito importante de decoração para salas de estar pequenas. Quanto mais móveis e objetos ela possuir, menor será a sensação de amplitude. Por isso, selecione os objetos que são realmente essenciais.

 Isso não significa, porém, que o ambiente deve ser simples e comum. Basta utilizar a criatividade e o bom-senso na hora de escolher os elementos.

Gostou do conteúdo? Continue no nosso blog para obter mais dicas de decoração para a sua residência!

Tendências de cores em decoração em 2020
Curitiba para morar: Ecoville
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.