Curitiba para Morar: Santa Quitéria

Imagem do bairro Santa Quitéria em Curitiba

Tranquilo, relativamente novo, altamente residencial, com boas opções de lazer e bem localizado. Este é o Santa Quitéria, bairro de Curitiba que faz divisa com:

  • Campo Comprido;
  • Fazendinha;
  • Portão,
  • Seminário;
  • Vila Izabel.

Apesar de não ser muito extenso, o Santa Quitéria é considerado um dos bairros mais populosos da cidade, possuindo cerca de 12 mil habitantes

Um dos seus diferenciais é o fato de não contar com grandes prédios. Graças às restrições impostas pela lei de zoneamento, isso é visto como algo muito positivo pelos moradores, pois evita que reduza a privacidade e a incidência de sol.

Sua localização privilegiada permite que os moradores acessem regiões muito valorizadas de Curitiba, como o Batel, e possam se deslocar facilmente de ônibus ou carro até o Centro.

Ficou interessado? Conheça mais sobre o bairro Santa Quitéria!

A história do Santa Quitéria

Imagem da Igreja de Santa Quitéria no bairro de mesmo nome em Curitiba

Antes da formação do bairro, a área era composta por amplas lavouras de arroz, milho, feijão e diversos outros cereais. Seus moradores eram basicamente imigrantes, incluindo alemães, italianos e poloneses, que utilizavam a terra como modo de sobrevivência.

Por volta de 1950, os moradores construíram uma pequena capela e a batizaram como Santa Quitéria, em homenagem à santa do mesmo nome, cuja imagem foi doada à instituição. A partir daí, o bairro começou a se transformar. 

Foram construídos diversos conjuntos residenciais e criada a Sociedade Beneficente e Recreativa Santa Quitéria.

Desde então, tornou-se um dos bairros mais requisitados para se morar, em que é possível acessar diversos serviços essenciais, bem como se deslocar com facilidade para outras regiões.

Um bairro repleto de cultura, lazer e serviços

A Paróquia Santa Quitéria é até hoje um dos principais pontos culturais da região. Nela, são realizadas missas diariamente, atraindo devotos ao longo de todo o ano.

Na Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, considerada uma das principais do bairro, é possível encontrar uma área de lazer muito atrativa para esportistas e famílias. 

Separando os dois sentidos da via, ela oferece:

  1. Ciclovia;
  2. Quadras de vôlei;
  3. Quadras de basquete;
  4. Campo de futebol;
  5. Área verde.

A gastronomia do bairro também é outro destaque. É possível encontrar lanchonetes, churrascarias, restaurantes mais refinados ou que oferecem pratos simples. A variedade é realmente ampla, agradando a todos os paladares.

O bairro possui, ainda, o seu próprio estádio de futebol, conhecido como Estádio Maurício Fruet, e diversas opções de comércio e serviços, incluindo:

  • Mercados;
  • Mercearias;
  • Farmácias;
  • Postos de Combustível;
  • Hospitais e ambulatório;
  • Laboratório de análises clínicas;
  • Academias;
  • Pet shop;
  • Bares e pubs;
  • Revendas de automóveis.

O Santa Quitéria é ideal para estudantes

Outro destaque do bairro é o fato de contar com boas opções de estudo para crianças, jovens e adultos.

Além de pré-escolas, cursos técnicos e uma escola estadual de ensino médio, ele conta com a Cidade Universitária Campos de Andrade (Uniandrade) que oferece diversas opções de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.

Apesar das diversas opções que oferece, o Santa Quitéria ainda preserva a tranquilidade típica de um bairro residencial – porém com todas as comodidades necessárias.

Gostou do bairro Santa Quitéria? Aproveite e confira os imóveis que a Imobiliária Thá tem à disposição nesta região. Basta acessar o nosso site!

Horta em condomínio: uma nova tendência sustentável
Espaço gourmet: 5 dicas que você precisa saber
Esta entrada foi publicada em Notícias em Geral e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.